Notícias » Geral

12 de Janeiro de 2021
RJ terá regulação única de leitos de Covid-19, entre estado, prefeitura e Ministério da Saúde
RJ terá regulação única de leitos de Covid-19, entre estado, prefeitura e Ministério da Saúde
Clique para ampliar

Rio de Janeiro terá regulação única de leitos de Covid-19, entre estado, prefeitura e Ministério da Saúde. A medida pretende centralizar todas as filas de acesso a leitos SUS do estado, em um sistema no qual governo estadual, prefeituras e demais entes da administração pública possam controlar e monitorar o atendimento à população, com mais transparência. 

Em entrevista coletiva, o secretário Carlos Alberto Chaves falou sobre a importância da transparência das filas de leitos. 

TEC./SONORA: Carlos Alberto Chaves, secretário estadual de Saúde do RJ. 

“O leito é moeda política. Quando for uma fila única, quero ver mexer. Ninguém fura fila de transplante, porque ela é transparente. [A regulação única] é a única solução para dar universalidade ao cidadão.”

LOC.:  A professora de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Lígia Bahia, destaca a vantagem de se ter uma gestão única de leitos Covid-19 entre estados e municípios. 

TEC./SONORA: Lígia Bahia, professora de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

“Vai haver um somatório dos recursos. Na prática poderá, por exemplo, encaminhar uma pessoa atendida por uma unidade de saúde da família do município, para um hospital estadual mais próximo. Um hospital pode colaborar com outro, pode emprestar medicamentos. Também pode haver uma realocação de profissionais de saúde.” 

LOC.: Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, até então, apenas 60% dos leitos SUS do estado estavam sob controle da Central Estadual de Regulação. Alguns municípios possuem centrais de regulação próprias, inclusive para serviços de alta complexidade e para pacientes com Covid-19. No entanto, esses leitos deveriam ser regulados pelo governo estadual.

Durante a entrevista coletiva, a pasta apresentou a nova versão do Painel do Coronavírus, que vai substituir os boletins diários. A plataforma é atualizada diariamente às 17 horas, com dados acessíveis sobre a Covid-19; dentre eles, a regulação estadual dos leitos.

Para conferir, acesse o site: painel.saude.rj.gov.br.

 

Reportagem, Paloma Custódio

fonte: brasil 61 


+ NOTÍCIAS


 
NO AR

Programa Sem Parar

Com: DJ Virtual
Horário: O dia todo
BATE PAPO

PUBLICIDADES
ENQUETE
Nenhuma enquete encontrada
RECADOS
Nenhum Recados

ESTATÍSTICAS
   Visitantes:  9954547
    Usuários Online:  601
Copyright © 2021 - RADIO SAT BRASIL