Notícias » Geral

12 de Janeiro de 2021
Undime publica caderno de orientações para secretários municipais de Educação
Undime publica caderno de orientações para secretários municipais de Educação
Clique para ampliar

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) publicou um Caderno de Orientações — Fundamentos, Políticas e Práticas — direcionado aos secretários municipais de Educação. Desde o início do ano, milhares de dirigentes assumiram a responsabilidade de conduzir o ensino em seus municípios.

Pensando nisso, a entidade elaborou o documento, no qual o gestor vai encontrar orientações que vão ajudá-lo a planejar e conduzir a política educacional a nível local. Em entrevista ao portal Brasil61.com, Luiz Miguel Martins, presidente da Undime, detalhou qual o objetivo da publicação. 

TEC./SONORA: Luiz Miguel Martins, presidente da Undime.

“O caderno é um material que vai permitir ao dirigente, praticamente, fazer uma especialização em gestão municipal de Educação. A ideia desse material é dar um conhecimento profundo, sólido e preparar o gestor para o seu trabalho prático com uma fundamentação teórica bastante consistente.”

LOC.: Segundo a Undime, o material servirá aos novos gestores como um guia para ações relacionadas à estrutura da Educação brasileira e de seu funcionamento. Além disso, pretende ser útil para o secretário compreender como fazer a gestão com técnica e eficiência, respeitando as instâncias e as leis. 

Tido como um dos principais desafios dos dirigentes educacionais, o financiamento é um dos temas abordados na publicação. A ideia é orientar os gestores a conhecer as diversas fontes de receita, bem como as suas possíveis aplicações, tornando a administração dos recursos para a educação municipal mais simples. 

Simone Tomazelli, secretária municipal de Educação em Gramado (RS), destaca que entender o financiamento da educação foi prioridade ao assumir a pasta no início do mês. 

TEC./SONORA: Simone Tomazelli, secretária municipal de Educação em Gramado (RS).

“O gerenciamento dos recursos requer muita seriedade. É preciso fazer um estudo e um reconhecimento da realidade, ficar sempre atento às demandas, para que esses recursos sejam aplicados de forma mais eficiente possível. Por isso, é preciso ter pessoas comprometidas e responsáveis que prezam pelo bom uso do dinheiro público.”

LOC.: Com o objetivo de ajudar os novos dirigentes de educação de todo o País, a Undime também elaborou outras duas publicações. São elas a Agenda dos Cem Primeiros Dias e o Folheto Excelência na Gestão da Educação Municipal. Os documentos são versões atualizadas de materiais que a Undime produz desde 2009. 

 

Reportagem, Felipe Moura. 

fonte: brasil 61 


+ NOTÍCIAS


 
NO AR

Programa Sem Parar

Com: DJ Virtual
Horário: O dia todo
BATE PAPO

PUBLICIDADES
ENQUETE
Nenhuma enquete encontrada
RECADOS
Nenhum Recados

ESTATÍSTICAS
   Visitantes:  9954548
    Usuários Online:  601
Copyright © 2021 - RADIO SAT BRASIL